https://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/issue/feedRevista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino2023-12-04T00:00:00-03:00Open Journal Systemshttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/68Editorial2023-11-30T13:44:24-03:00Professor Dr. Alexandre Luzzi Las Casascamilla@costarocha.com.br<p>Editorial de Abertura</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensinohttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/69COMO AUMENTAR A CONSIDERAÇÃO DA MARCA FRANCIS ATRAVÉS DO REJUVENESCIMENTO DO TARGET2023-11-30T13:54:28-03:00Amanda Tartali Rochacamilla@costarocha.com.brBárbara Serafim Falcãocamilla@costarocha.com.brIzabella Casagrande Mizael dos Santoscamilla@costarocha.com.brKarielle Domingos de Alvarengacamilla@costarocha.com.brLaura da Silva Moraes Teixeiracamilla@costarocha.com.br<p>O presente trabalho de conclusão de curso foi baseado no caso de ensino de Francis. Nele, foi-nos proposto o desafio de aumentar a consideração de Francis, através do rejuvenescimento do público target da marca. Para alcançar esse objetivo apresentamos uma nova estratégia de reposicionamento de marca que será implementado por meio de 10 ações ao longo do próximo ano. Com isso, chegamos à conclusão de que ao trazer a marca Francis para uma estratégia de direcionamento de marca para canal e público target no mercado, conseguimos acrescentar cerca de 51% de recursos para a empresa após o período de 1 ano.</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensinohttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/70COMO AUMENTAR A CONSIDERAÇÃO DA MARCA FRANCIS ATRAVÉS DO REJUVENESCIMENTO DO TARGET2023-11-30T14:01:25-03:00Danielle Oliveira Ribeiro Prado camilla@costarocha.com.brEllen Maria da Luz camilla@costarocha.com.brEmanuelle Ferrarezi camilla@costarocha.com.brPedro Henrique de Oliveira Lima camilla@costarocha.com.brVinicius Ferigolli Matiascamilla@costarocha.com.br<p>O presente trabalho de conclusão do curso refere-se ao caso de ensino sobre a empresa Francis. O caso de ensino é uma metodologia educacional utilizada para ensinar conceitos teóricos de forma prática e contextualizada, permitindo que os estudantes apliquem o conhecimento em situações do mundo real. Os estudantes são incentivados a analisar o caso, identificar os problemas, propor soluções e tomar decisões. Neste trabalho, discutimos sobre os pontos fortes e os que precisam de desenvolvimento da Francis de acordo com o mercado, obtendo uma estratégia para o aumento da consideração da marca, com foco num <em>target</em> mais jovem. Com os dados obtidos nas pesquisas criamos um posicionamento novo para marca, aumentando a distribuição o dos produtos, além de uma comunicação mais jovial. Com o trabalho chegamos à conclusão de que a Francis é uma empresa muito conhecida no mercado, porém vista como uma empresa com produtos caros ou antigos, mesmo obtendo produtos de alta qualidade, e por isso é necessário a empresa ter uma conexão afetiva com seus consumidores e ser mais próxima do seu público com ações de mídia e de desenvolvimento do conceito da marca como um todo, relacionando todas as linhas.</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensinohttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/71COMO AUMENTAR A CONSIDERAÇÃO DA MARCA FRANCIS ATRAVÉS DO REJUVENESCIMENTO DO TARGET2023-11-30T16:40:50-03:00Giovanna Castro Pavarini camilla@costarocha.com.brKebhec Gregory Lustosa Souza camilla@costarocha.com.brLais Silva dos Santos camilla@costarocha.com.brSophia Aiko Koyama Fukugauchicamilla@costarocha.com.br<p>O presente trabalho de conclusão de curso refere-se ao caso de ensino da marca Francis, adotando como desafio o aumento da consideração de marca, por meio do rejuvenescimento do público consumidor. O caso de ensino é uma metodologia que faz uso de situações de contexto real, com objetivo de desenvolver competências e habilidades relativas à resolução de problemas, à tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho em equipe. Neste trabalho, discutimos a reformulação de imagem de Francis, a fim de criar uma conexão emocional com o novo público foco da marca, através de sua nova linha Brasilidades. Foram utilizadas as mídias sociais como meio de aumentar seu “awareness” entre o público jovem e ações de “trade marketing” no ponto de venda para aumentar a taxa de conversão de compra. Ao final da construção do desafio, chegou-se à conclusão de que Francis é uma marca bem-posicionada no mercado brasileiro entre seus consumidores, que a acompanham desde seu lançamento, porém, é necessário que passe a tomar medidas para conquistar um novo público consumidor, rejuvenescendo a marca.</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensinohttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/72COMO AUMENTAR A CONSIDERAÇÃO DA MARCA FRANCIS ATRAVÉS DO REJUVENESCIMENTO DO TARGET2023-11-30T16:59:24-03:00Izabella Chakrian Limacamilla@costarocha.com.brJoão Pedro Santos Oliveiracamilla@costarocha.com.brMarina Souza Cavallinicamilla@costarocha.com.brRafael dos Santos Silvinocamilla@costarocha.com.brVanessa Pereira Danylukcamilla@costarocha.com.br<p>O presente trabalho de conclusão de curso refere-se a um estudo de caso do caso de ensino da marca Francis. O projeto é uma descrição de uma situação administrativa, uma fonte rica de dados que representam a complexidade organizacional, a qual simula uma situação real. Neste trabalho, discutimos sobre diversos dados da empresa Francis e montamos uma matriz SWOT, com a finalidade de detectar os pontos fortes e fracos da empresa. Logo após identificá-los, montamos uma estratégia que tinha como objetivo aumentar a consideração da marca trazendo um novo posicionamento que focasse no emocional de um target mais jovem. Após criar as ações utilizadas para a conclusão dessa estratégia, montamos a simulação de uma venda. Depois de finalizada, chegamos à conclusão de que Francis precisa mudar seu posicionamento, focando em um público mais jovem e em formas mais profundas de se conectar com ele.</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensinohttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/73COMO AUMENTAR A CONSIDERAÇÃO DA MARCA FRANCIS ATRAVÉS DO REJUVENESCIMENTO DO TARGET2023-11-30T17:03:25-03:00Brenda Aparecida dos Santoscamilla@costarocha.com.brGuilherme Tenório Cerqueira dos Santoscamilla@costarocha.com.brLilian Danielly Nunes Barbozacamilla@costarocha.com.brMariana Fernanda Silva Pintocamilla@costarocha.com.brSofia Papp Pacheco Apathycamilla@costarocha.com.br<p>O presente trabalho trata de uma proposta de solução para o desafio estabelecido no caso de ensino de Francis, com foco no rejuvenescimento de seu público. A ferramenta utilizada para execução foi a metodologia aplicada do Caso de Ensino. Por meio de um estudo embasado em etapas de diagnóstico, estratégia e plano de ação, foi explorado todo o cenário no qual a marca se encontra e apresentada uma solução detalhada para o que foi proposto. De forma mais detalhada, o plano estruturado neste TCC envolve o reposicionamento de Francis com foco em estabelecê-la como uma marca de autocuidado e a realização de uma ligação entre as linhas de Francis Clássico, Brasilidades e Suave para que o cliente reconheça a existência de mais produtos da marca. Para executar esse plano, foi utilizada uma estratégia de atuação para cada canal com uma linha foco de produto, com o objetivo de melhorar a performance geral e garantir que o cliente encontre o produto em todo o mercado. Por fim, foram utilizadas como meio de comunicação as redes sociais, materiais de ponto de venda e presença na TV aberta. Dessa forma, a marca consegue se conectar com o seu público e impulsionar as vendas de forma efetiva. </p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensinohttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/75COMO AUMENTAR A CONSIDERAÇÃO DA MARCA FRANCIS ATRAVÉS DO REJUVENESCIMENTO DO TARGET2023-11-30T17:11:51-03:00Anna Eduarda Pessôa Costacamilla@costarocha.com.brAna Julia Soares Delgadocamilla@costarocha.com.brAndré Telles Peixotocamilla@costarocha.com.brGabriela Santos Penteado de Souzacamilla@costarocha.com.brMaria Clara Palmeira da Cruz Silvacamilla@costarocha.com.brMatheus Costa Martinscamilla@costarocha.com.br<p>O presente trabalho de conclusão de curso se aprofunda no estudo de caso envolvendo a marca Francis, visando de aumentar a consideração de Francis rejuvenescendo o target. Como proposta, trazemos a introdução de uma nova linha de produtos que não apenas amplie a consideração da marca, mas também solidifique sua presença no mercado, com a criação de uma submarca dentro da categoria Francis Brasilidades, especificamente focada na fabricação de sabonetes esfoliantes. Para maximizar o impacto desta iniciativa, propomos a implementação de ações de marketing estratégicas, visando não apenas a divulgação eficaz da nova linha de produtos, mas também a construção de uma narrativa envolvente que ressoe com os valores e aspirações do público-alvo. Em última análise, esta abordagem visa não apenas enfrentar o desafio proposto, mas também posicionar a marca Francis como inovadora e adapta às tendências, pronta para conquistar novos horizontes.</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensinohttps://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/76COMO AUMENTAR A CONSIDERAÇÃO DA MARCA FRANCIS ATRAVÉS DO REJUVENESCIMENTO DO TARGET2023-12-01T07:13:40-03:00Ana Clara de Carvalho Antonietto camilla@costarocha.com.brBrenda Coicev camilla@costarocha.com.brCarlos Henrique da Silvacamilla@costarocha.com.brEduarda Vitórya Sena da Costacamilla@costarocha.com.br<p>O presente trabalho de conclusão de curso refere-se ao caso de ensino, que tem como desafio aumentar a consideração de marca em um target mais jovem. O caso de ensino é uma ferramenta para o desenvolvimento e o entendimento atual da marca. Neste trabalho, discutimos a importância do diagnóstico na formulação de estratégias eficazes, utilizando o caso de ensino de Francis como exemplo. Ao compreender a necessidade de um diagnóstico aprofundado, a equipe construiu uma estratégia sólida, resultando em um plano de ação meticulosamente elaborado. A aplicação prática desse conhecimento, exemplificada pelo caso de ensino, aprimorou nossas habilidades. Chegou-se à conclusão de que a abordagem personalizada, exemplificada pela figura de Francis, é vital para o crescimento sustentável e o diferencial competitivo, conforme sugerido no texto-base sobre a criação de relações profundas com o cliente para impulsionar as vendas e a participação no mercado de forma inteligente e estruturada. O diagnóstico, estratégia e plano de ação, que se entrelaçam para impulsionar o sucesso nos negócios.</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino