Expansão e valorização
os desafios do caso de ensino da Francis
Abstract
Este estudo de caso apresenta a resolução do desafio de aumentar portifólio e gerar valor à marca Francis, através das etapas diagnóstico, estratégia e plano de ação, baseando-se no cenário real da companhia Flora e da marca Francis. A metodologia utilizada foi o caso de ensino, com ferramentas como análise SWOT, 4Ps, casa estratégica, 5W2H e DRE. Pesquisas de mercado e análises internas de Francis ajudaram a elaborar o diagnóstico, que trouxe embasamento para traçar uma estratégia em resposta ao desafio da marca. A intenção definida, “Conquistar a terceira posição no mercado de sabonete em barra por meio de um novo posicionamento ‘Viva seu momento de cuidado’ e inovações para aumentar a força de marca e gerar valor” foi sustentada pelos pilares Produto, Promoção, Preço e Praça. O plano de ação determinou meios para atingimento dos pontos levantados na fase anterior e subsídios para projeção dos resultados.